2º Batalhão Ferroviário seleciona jovens alistados em Araguari e Uberlândia
No período de 15 de janeiro a 29 de fevereiro, o 2º Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá) está realizando a seleção de 750 jovens conscritos, pertencentes à classe de 2005, dos municípios de Araguari e Uberlândia, para a incorporação de 247 jovens que irão compor do Efetivo Variável do batalhão a contar de 1° de março.
O processo de seleção começou com o alistamento militar. Depois dessa etapa, o processo continua, através da Seleção Complementar, onde os jovens são selecionados por dois requisitos principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, avaliada independentemente do nível de informação ou de formação cultural do conscrito. O segundo é a representação de todas as classes sociais e regiões do Brasil. A seleção também considera aspectos culturais, psicológicos e morais.
Durante a seleção serão realizados os seguintes procedimentos: entrevistas, exames complementares e de habilidades (para conhecimento de aptidões e habilidades individuais). Posteriormente, os jovens estarão aptos a incorporar para prestação do Serviço Militar Obrigatório.
Após a seleção dos futuros soldados, acontece a incorporação, ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar (OM) das Forças Armadas. O cidadão poderá ser escolhido para a prestação do Serviço Militar Inicial em uma OM; em um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou em um Tiro-de-Guerra (TG), instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o Exército.
Free Lightbox Gallery
Redes Sociais