
O 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá é uma Unidade da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro especializada em construção de ferrovias e rodovias, e há oito décadas trabalha na integração do território nacional.
Criado por meio do Decreto Presidencial nº 268, de 11 de fevereiro de 1938, foi instalado na cidade de Rio Negro/PR, em 29 de julho de 1938, com a denominação de 2º Batalhão Ferroviário e a finalidade de participar da construção do Tronco Principal Sul que demandava de Rio Negro/PR até Roca Sales/RS.
Ostenta com orgulho a denominação histórica de "Batalhão Mauá" por identificar-se com o pioneirismo de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, seu ilustre patrono.
No ano de 1965, o 2º Batalhão Ferroviário foi transferido para a cidade de Araguari-MG com a missão de integrar a Capital Federal ao sistema ferroviário nacional. O trabalho foi iniciado com a construção do trecho Pires do Rio-GO a Brasília-DF. Em 22 de março de 1980, foram concluídos os 469 Km entre Uberlândia-MG e a capital federal.
Em 26 de março de 1999, foi transformado em 11º Batalhão de Engenharia de Construção (11º BEC) e, a partir de 29 de julho de 2015, teve novamente sua denominação alterada para 2º Batalhão Ferroviário, retornando à sua origem ferroviária.
Free Lightbox Gallery
Redes Sociais