O Centro de Instrução de Engenharia/2° Batalhão Ferroviário - Batalhão Mauá participa do Estágio de Topografia para militares das unidades de engenharia do Exército Senegalês.
O Estágio ocorreu de 25 de setembro a 6 de outubro, nas instalações da École d’Application du Génie, na cidade de Bargny.
O intercâmbio militar transmitiu conhecimentos avançados de topografia, com ênfase em projetos para a construção de estradas, visando atender a uma demanda da Direção de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal.
Ao todo, foram 80 horas de instruções teóricas, práticas e de trabalhos extraclasse e ministrado para 13 oficiais e sargentos. Foram abordados os conceitos básicos e técnicos para a confecção de projeto geométrico de estrada, importação de dados topográficos, criação de traçado horizontal e vertical, seções tipo, elementos de drenagem corrente, plantas de projetos e cálculo de volumes de material a ser utilizado.
No encerramento do Estágio, os militares foram divididos em três grupos e apresentaram um projeto geométrico inicial de um trecho de estrada. O Comandante da École d’Application du Génie, Tenente-Coronel Jean Emmanuel Badiane, ressaltou a importância do trabalho e do grande passo dado pela Engenharia Militar senegalesa no desenvolvimento de capacidades técnicas a partir da cooperação brasileira.
O Capitão Malick Ndiaye, engenheiro militar senegalês, destacou a excelência das instruções e a importância do assunto para o desenvolvimento técnico-profissional da Engenharia Militar. Ele enfatizou que os conhecimentos adquiridos serão muito úteis para os trabalhos atuais e para os projetos futuros.
A Missão foi composta pelo Coronel Marcelo Florentino Borlina e pelo Major Renato Cancherini Lefone, apoiados pelo Terceiro-Sargento Topógrafo Italo Luis Azevedo Mendes, do 2° Batalhão Ferroviário (Araguari/MG), e pelo tradutor Amadou Baldé.
Free Lightbox Gallery
Redes Sociais