Equipe de Neutralização de Artefatos Explosivos do Exército participa da Operação Formosa
O 2° Batalhão Ferroviário, Batalhão Mauá, por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), participa da Operação Formosa com equipe de especialistas em Neutralização de Artefatos Explosivos (EOD).
Explosive Ordnance Disposal (EOD) é a capacidade de detectar, identificar, avaliar, neutralizar, destruir e remover artefatos explosivos ou dispositivos explosivos improvisados, de forma a torná-los inofensivo.
O Exercício Formosa é uma atividade realizada pela Marinha do Brasil (MB) por meio do Corpo de Fuzileiros Navais, desde 1988, no Campo de Instrução de Formosa - GO. A partir de 2021, o adestramento passou a integrar o calendário do Ministério da Defesa, contando com efetivo conjunto do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, buscando a interoperabilidade entre as Forças Armadas.
A concepção do exercício prevê a atualização e o nivelamento conjunto de Táticas, Técnicas e Procedimentos de Coordenação de Fogos e de Controle do Espaço Aéreo em uma Operação Anfíbia, desde o Planejamento do Embarque até o Assalto Anfíbio e posterior Ultrapassagem.
Neste contexto, O CI Eng participa da atividade com uma Equipe EOD que realiza trabalhos específicos de neutralização de artefatos explosivos convencionais e improvisados. Para tais trabalhos a Equipe EOD empregas os meios mais modernos existentes para detecção, manipulação e neutralização de artefatos explosivos, incluindo robô EOD tEODOr, braço robótico e outros, sendo capazes de realizar neutralizações com técnicas de alta e baixa ordem.
Free Lightbox Gallery
Redes Sociais