Estágio de Meio Ambiente - Realização
Foi realizado no Centro de Instrução de Engenharia do 2º Batalhão Ferroviário (CI Eng/2º B Fv), a fase presencial do Estágio de Meio Ambiente. O Estágio é coordenado pela Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) e é certificado pelo Centro de Instrução de Engenharia. As atividades realizadas, tiveram como público-alvo os gestores ambientais das diversas Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro e contou com a participação de 19 militares de diferentes Armas, Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência, auxiliando na disseminação do conhecimento dentro da Força.
O estágio tem por finalidade capacitar os militares gestores ambientais das OM a atuarem em suas áreas de responsabilidade, utilizando os conhecimentos adquiridos no Estágio, munidos de boas práticas ambientais e técnicas voltadas para gestão ambiental. O Estágio visa também proporcionar o entendimento do arcabouço legal relacionado à questão ambiental conduzindo os alunos a gerirem, dentro das normas em vigor, todo o patrimônio ambiental brasileiro sob domínio do Exército.
Durante o Estágio, foram ministradas instruções dentro das áreas de noções de legislação ambiental, gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos, gestão de solo, fauna e flora, gestão ambiental nos postos de abastecimento, lavagem e lubrificação em organizações militares e de conformidade ambiental.
Além da Certificação do Centro de Instrução de Engenharia, os estagiários também recebem o certificado de Curso de Extensão em Gestão e Práticas Sustentáveis pela Universidade do Triângulo (UNITRI), reconhecido pelo Ministério da Educação, fruto de Acordo de Cooperação celebrado entre o Exército, por meio do 2º Batalhão Ferroviário, e a Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC).
Ao fim do Estágio, são entregues 19 novos Gestores Ambientais em plenas condições, de com excelência, cuidar e gerenciar os recursos das diversas Organizações Militares do Exército Brasileiro, em todos os biomas nacionais: Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas. Atualmente, as áreas patrimoniais do Exército Brasileiro representam importantes fragmentos preservados da vegetação nativa desses ecossistemas, contribuindo para o bom o adestramento da tropa na defesa do Meio Ambiente.
Free Lightbox Gallery
Redes Sociais