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Rio Negro 1

Publicado: Quarta, 26 Agosto 2020 16:33 | Última Atualização: Quarta, 28 Dezembro 2022 11:32 | Acessos: 2825

A primeira locomotiva a vapor a trafegar no Brasil foi a "Baronesa", fabricada na Inglaterra, em 1852, uma William Fairbairn & Sons. Ela apitou pela primeira vez, emocionando o Imperador D. Pedro II, no dia 30 de abril de 1854, na inauguração dos primeiros 14,5 km de ferrovia no  País. Nascia em Mauá e ia até a raiz da Serra da Estrela, em Petrópolis. O caminho por onde passou a "Baronesa" tinha bitola de 168 centímetros trilho assentado sobre dormentes de ferro e lastro de areia.

As locomotivas a vapor sempre fizeram parte da história do 2º Batalhão Ferroviário, constituindo-se em símbolos da Unidade no passado, assinalado por trabalho e glórias, conquistas e realizações. Esse passado tem sido motivo de orgulho para aqueles que tiveram a coragem e a satisfação de conduzi-las sobre trilhos, levando progresso e desenvolvimento, tanto à região Sul como ao Planalto Central.

Dentre todos os elementos constitutivos e simbólicos do histórico da Unidade, a fumaça deixada nos ares do território nacional por suas locomotivas jamais será esquecida e em nossa memória está registrada como das mais significativas de suas páginas.

  
(Locomotiva a vapor Rio Negro-1 Chegando em Brasília em 14 de abril 1967)

Vencendo as dificuldades do terreno desfavorável, cortando regiões inóspitas, de vegetação densa, onde imperava, no Sul, o majestoso pinheiro araucária, as locomotivas a vapor trafegavam sobre os trilhos estão assentados, rebocando as pranchas e vagões que transportam mais trilhos, dormentes, brita lastro, funcionários civis e militares.

 Várias locomotivas a vapor fizeram parte da história do 2 Batalhão Ferroviário, das quais destacamos três em exposição e em bom estado conservação a Rio Negro-1 e a Paraguaçu-3 na cidade de Araguari-MG e a Mafra-2 em Pires do Rio-GO. Seus nomes homenageia os municípios que acolheram a Unidade no cumprimento de sua primeira missão. A Rio Negro, prefixo LC-1, fabricada pela Vulcan Iron Works Builders - USA foi a primeira locomotiva adquirida pelo Batalhão e chegou a  sede da Unidade em Rio Negro, na dia 29 de julho de 1939. quando correu pela primeira vez. Transportava civis e militares para a solenidade do aniversário do Batalhão, partindo do Km 0 Ao Km 9, em direção ao viaduto do Bugre, onde foi realizado churrasco comemorativo. Seu primeiro maquinista  foi o Sargento Ricardo Geronazzo. Essa locomotiva foi adquirida pelo Batalhão diretamente dos EUA, através da Carteira de Câmbio do Banco do Brasil. As duas caixas que transportaram a locomotiva, desembarcaram no Porto de São Francisco, em Santa Catarina. Seu despachante foi o Sr Celso Branco, ex-servidor do Batalhão para importação portuária.

(Locomotiva a vapor Rio Negro-1 em ação na construção do TPS)

A locomotiva Rio Negro-1 possui 5.10 m de comprimento: 2,10m de largura: 3,0 m de altura e acopla um reboque de 3,20 m de comprimento que acopla o reservatório principal de água, seu combustível a lenha seca. Totaliza um peso operacional de 15,000 kg, e pode atingir uma velocidade de deslocamento em rampa suave de até 25 km/h, o sistema elétrico funciona através de um dínamo em corrente continua de 12 volts. Devido ao seu principio de funcionamento, queima lenha de 60 cm de comprimento para aquecimento da água, até atingir a temperatura de 100" C e produzir vapor a uma pressão satisfatória. Possuindo reservatórios de água, um principal e um secundário com capacidade de 5000 e 2000 litros, respectivamente.



[fonte: Livro Batalhão Mauá - Uma História de Grandes Feitos (3ª edição), autor Cap Edmar César Alves]

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