Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

2º Batalhão Ferroviário Realizou Processo de Seleção Complementar

  • Publicado: Segunda, 16 Janeiro 2023 18:51
  • Última Atualização: Segunda, 30 Janeiro 2023 13:32
  • Acessos: 758

No período de 16 de janeiro a 24 de fevereiro do corrente ano, o 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, realiza a Seleção Complementar em 750 jovens conscritos pertencentes à classe de 2004, dos municípios de Araguari/MG e Uberlândia/MG, para a incorporação do Efetivo Variável em 1° de março de 2023.

Na seleção, serão realizadas entrevistas, exames complementares e de habilidades para conhecimento de aptidões e habilidades individuais. Ao passar por essas etapas, os jovens estarão aptos a incorporar ao Exército para a prestação do Serviço Militar Obrigatório.

O processo de seleção começou com o alistamento militar, que é obrigatório e inicia sempre no primeiro dia útil do mês de janeiro, durando até o último dia útil de junho, na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência ou pela internet (http://www.alistamento.eb.mil.br). Após essa etapa, o processo continua por meio da Seleção Complementar, ocasião em que os jovens são escolhidos por 2 critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o conscrito. O segundo é a representação de todas as classes sociais e regiões do País. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Após a seleção dos futuros Soldados, ocorre a incorporação, que é o ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar (OM) das Forças Armadas. O cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma OM, em um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio, ou em um Tiro-de-Guerra (TG).

O serviço militar traz consigo os aspectos valorosos do patriotismo. Segundo as palavras do Patrono do Serviço Militar, Olavo Bilac, "O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, o nivelamento das classes, a escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade própria e do patriotismo."

Durante um ano, o Soldado passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se, ao final de um ano de serviço, o militar desejar continuar, ele deve se submeter a uma nova seleção, podendo prosseguir no quartel por até mais 7 anos ou prestar concurso em âmbito nacional para um dos Estabelecimentos de Ensino existentes nas Forças Armadas, como a Escola de Sargentos das Armas, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e outras (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/como-ingressar).

O serviço militar está previsto na Constituição Federal e é regulamentado pela Lei Federal nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 e, se não for cumprida, o cidadão ficará impedido de exercer alguns direitos, como a investidura em cargo público, em cargos eletivos ou em outros previstos na legislação vigente.


Free Lightbox Gallery
registrado em:
Fim do conteúdo da página