Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Suprimento de Água 2020 no CIEng/2º B Fv

  • Publicado: Sexta, 20 Novembro 2020 15:24
  • Última Atualização: Sexta, 04 Dezembro 2020 14:46
  • Acessos: 918

Ocorreu no Centro de Instrução de Engenharia do 2º Batalhão Ferroviário (CI Eng/2º B Fv), no período de 19 OUT a 13 NOV do corrente ano, o Curso de Suprimento de Água, coordenado pelo DEC, sob orientção pedagógica da DETMil/DECEx. A atividade desenvolveu-se em 1 semana de Educação a Distância e 4 semanas presenciais no CI Eng. Concluíram o curso 12 (doze) Sargentos de Engenharia do Exército Brasileiro e 2 (dois) Sargentos do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (Btl Eng Fuz Nav) da Marinha do Brasil.

O Curso habilita os Sargentos de Engenharia a ocuparem cargos e exercerem funções de Encarregados de Suprimento de Água em Batalhões Logísticos e de Engenharia do Exército Brasileiro, dando-lhes competências para atuarem na descontaminação de águas, na instalação e operação dos diversos equipamentos de tratamento de água, no reconhecimento e instalação de pontos de captação de água para a tropa em campanha.

Neste ano de 2020, o Curso foi desenvolvido no novo Pavilhão Escolar de Suprimento de Água do CI Eng, o que proporcionou total interação entre as diversas tarefas desenvolvidas nos processos de tratamento, em ambiente controlado. Nele os alunos praticaram as técnicas de análise de água em laboratório, ultrafiltração e osmose reversa.

Além disso, foram incluídas novas atividades como a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da marca Permution, a qual mobília diversas OM da Região Amazônica, e utiliza o método de ultrafiltração para remoção de partículas sólidas e microrganismos patogênicos. Na parte laboratorial, houve a utilização de novos instrumentos de análise de água, como o Medidor Multiparâmetro, que analisa o pH, a temperatura, o oxigênio dissolvido e a condutividade da água; e o Colorímetro Digital, para Análise de Cloro Residual Livre. Além disso, os instruendos visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto de Araguari-MG, onde aprenderam sobre o tratamento biológico por meio de reatores de bactérias anaeróbicas, e o tratamento físico, realizado em tanques de decantação e filtros de cascalho. Ambos os tratamentos reduzem a carga de contaminação do esgoto antes de devolvê-lo ao meio ambiente.

Após o curso, os concludentes estão aptos para chefiar as Seções de Tratamento de Água das Unidades Logísticas e de Engenharia existentes no vasto território nacional, colocando em prática os conhecimentos obtidos durante as quatro semanas de instruções teóricas e práticas ministradas pelo corpo docente do Centro de Instrução de Engenharia.


 

Free Lightbox Gallery
registrado em:
Fim do conteúdo da página